Moda Feminina Plus Size

O termo “plus size” ainda é um tabu, tanto no mundo da moda quanto entre as mulheres. Os manequins até 42 ou 44, ainda são considerados a medida padrão em diversas lojas. Assim, a moda feminina plus size ainda é novidade para muita gente.

É preciso, então, desmistificar o termo. Moda feminina plus size nada mais é do que roupas para pessoas com corpos diferentes daqueles representados nas passarelas.

Até pouco tempo atrás, apenas corpos semelhantes aos dessas modelos eram contemplados com modelos e cores de roupas que favoreciam sua beleza. A moda feminina plus size, dessa forma, ainda não existia e as mulheres que usavam roupas em tamanhos maiores eram invisibilizadas.
Isso levava mulheres jovens a se vestirem com roupas de modelos e cortes que não valorizavam sua beleza. Dessa forma, a indústria começou a perceber essa necessidade de mercado e passou a elaborar modelos mais atrativos e que contemplasse diversos tipos de corpos.
Assim, com o tempo, mulheres consideradas “plus size” começaram a se ver na mídia. Além disso, as blogueiras plus size surgiram e favoreceram a aceitação de muitas mulheres. E essa mudança no mercado e na percepção das pessoas foi muito positiva, tanto para o mercado quanto para a autoestima.
E se você quer saber mais sobre moda feminina plus size, é só continuar a leitura desse post! Vamos explicar tudo sobre o assunto e oferecer mais inspirações para você arrasar, independentemente de suas medidas. Vem ver!

A evolução da moda feminina plus size.

O setor plus size não para de crescer. Segundo dados do Sindicato da Indústria, são quase 500 confecções específicas para o segmento funcionando a pleno vapor no Brasil.
E para entender um pouco mais sobre essas questões, vale recorrer à história. É interessante observar como os padrões de beleza se transformam ao longo do tempo. Enquanto na Idade Antiga os corpos curvilíneos eram o ideal de beleza, no século XVII, os espartilhos entraram em ação. Com a Revolução Industrial e a fome na Europa, ter um corpo mais robusto era sinal de riqueza. Por isso, as mulheres mais voluptuosas eram consideradas mais bonitas.
O cinema e a chegada de Hollywood mudou tudo! No século XX, os padrões oscilaram entre mulheres curvilíneas, como Marilyn Monroe e Sophia Loren, passando pelas andróginas, como Twiggy.
Ainda no início do século XX, a gigante americana Lane Bryant percebeu a deficiência de um mercado voltado à moda feminina plus size. A marca, então, chegou a medir milhares de clientes a fim de chegar à modelagem ideal. Várias marcas passaram a perceber essa tendência e incorporarem aos seus catálogos.

A mudança conquistada a partir dos anos 80

Nos anos 80 e 90, com a chegada dos baby boomers à idade adulta, foi fácil que o mercado tivesse certeza. Os americanos estavam cerca de 10 quilos mais pesados que a geração anterior, o que representa um aumento de dois números no manequim. O público também passou a ser mais exigente e demandar roupas mais bonitas e de qualidade.
Nos anos 2000, com a chegada dos blogs e das redes sociais, as grandes grifes de tamanhos maiores perceberam que a moda feminina plus size veio para ficar. Modelos consideradas “plus size” passaram a ser contratadas para grandes desfiles e as influenciadoras digitais fortaleceram os movimentos body positive.
Com essa transformação, as mulheres que usam tamanhos maiores puderam ter acesso a peças mais confortáveis e de qualidade, que valorizam sua beleza. Mas ainda há muito a ser feito. Especialmente para empoderar mais mulheres e mostrar a elas que beleza tem muito mais a ver com atitude e estilo do que com o tamanho ou peso.

Como escolher os melhores modelos de roupas plus size

Para valorizar sua beleza, que é única, valem alguns truques. A ideia é manter o equilíbrio das formas, a fim de ressaltar o todo e, claro, focar em pontos fortes.
Por isso, listamos, a seguir, algumas dicas específicas para facilitar a escolha dos melhores modelos de moda feminina plus size para você estar sempre linda e confiante. Vem saber como arrasar!

Descubra qual a forma do seu corpo

Para garantir o melhor caimento das roupas de moda feminina plus size é conhecer o formato do seu corpo. Afinal, estilo não tem nada a ver com tamanho, mas sim, com gosto, preferência e atitude.
Com a informação sobre sua silhueta, você vai buscar o melhor tecido e as melhores combinações pertinentes à moda feminina plus size. Além, é claro, de valorizar a modelagem mais adequada para o seu corpo, que é único!

Corpo retangular

Mulheres com o corpo retangular não contam com cintura marcada. Assim, para equilibrar as proporções, vale ressaltar o colo com decotes. Outra dica é contar com o auxílio de cintos e tecidos mais soltos, para conferir leveza ao visual e ilusão de corpo com mais curvas!

Corpo ampulheta

Quem tem corpo em forma de ampulheta, conta com ombros de largura equivalente à dos quadris. O diferencial é a cintura bem marcada. Você pode realçar seus braços com regatas e a cintura com cintos. Evite as pregas e roupas volumosas, que não destacam as curvas naturais dessa silhueta.

Corpo triangular

Com a região dos quadris maiores do que a dos ombros, o corpo triangular pode abusar das estampas que valorizam a parte superior do corpo. Outros elementos de moda feminina plus size, como decotes e detalhes próximos aos seios e braços também farão toda a diferença nesse tipo de shape.

Corpo triângulo invertido

Ombros mais largos ou seios mais fartos e área dos quadris mais fina. É assim a forma do corpo “triângulo invertido”. Para equilibrar a silhueta, vale apostar em roupas plus size que alonguem. Por isso, aposte em lenços soltos e decotes em V.

Corpo oval

Nesse tipo de corpo, a região do abdome é o que chama mais atenção. Por isso, vale a pena optar por roupas da moda feminina plus size que valorizem as pernas. Decotes mais profundos em V destacam a região dos seios e acabam por diminuir a barriguinha.

Escolha os melhores modelos de roupas, sem medo de errar.

Primeiramente, lembre-se de não se privar de nada por causa do seu peso ou da silhueta. Escolha sempre o que te faz feliz.
Use nossas inspirações para descobrir o que cai bem em você e não tenha medo de pesquisar, experimentar e escolher sempre o que te faz bem. Esse é o segredo para ser feliz com a moda feminina plus size!
Existem truques para escolher o corte e o tipo certo de roupas para valorizar sua beleza. A seguir, você confere dicas de como selecionar as melhores peças.

Blusas

Quem não ama blusas incríveis? Sejam regatas, de alça, meia manga, manga longa, transpassadas… a blusa certa tem um imenso poder no resultado final da moda casual feminina plus size. Por isso, a moda feminina plus size sempre procura oferecer as ótimas opções para mulheres de todos os tamanhos e preferências.
As blusas em gola “V” e transpassadas são as mais democráticas, especialmente para mulheres com seios grandes. Mas nada impede que você use esses modelos mesmo com seios pequenos. E o oposto também vale: mulheres com seios grandes podem optar por gola careca ou canoa.
Outro assunto que vale mencionar quando o assunto é blusa: aquelas que deixam os braços à mostra. Muita mulheres têm o bloqueio com os braços mais roliços. Essa situação acaba levando essas pessoas a usarem blusas com mangas mesmo no verão. A dica é: desapega!
Mas se você não conseguir, opte por mangas removíveis ou em tecido mais leve que o restante da blusa. Lenços e echarpes também são excelentes opções para te deixar mais à vontade, além de serem muito elegantes e charmosas. Mas tenha em mente que você pode usar o que quiser, desde que se sinta bem em frente ao espelho!

Saias

As saias são versáteis, confortáveis, democráticas e integrantes da moda feminina plus size. Elas podem ser evasê, godê, retas, minissaias… Há quem considere aquelas em modelo evasê, que abrem em formato de “A” as mais indicadas na moda feminina plus size.
Isso porque essas saias são capazes de equilibrar as proporções. Mas mesmo as minissaias caem bem em mulheres plus size. Elas chamam atenção para as pernas, além de serem frescas e joviais.
Opte por combinar minissaias com saltos, a fim de alongar a silhueta e destacar ainda mais as pernas. Já as saias em “A” também caem bem com sandálias plataformas e até com tênis. A escolha vai depender do seu estilo e preferência!

Como evitar o incômodo ao usar saias

Vale mencionar, aqui, as dificuldades quanto às coxas. Muitas mulheres evitam usar saias pelo incômodo das coxas, que roçam uma na outra e causam assaduras. Existem truques, para esse caso!
Mas, antes de mencionar as dicas, é preciso ressaltar que o tipo de assadura pode variar. Ela pode surgir na parte de cima da coxa (abaixo do bumbum), entre a coxa, abaixo da virilha e no meio da coxa, cerca de um palmo antes dos joelhos.
A altura da assadura é o que vai determinar quais medidas você pode adotar para evitar esse incômodo. Uso de calcinhas boxer, shorts de lycra ou microfibra, aplicação de talco, maisena, óleo corporal e vaselina são os principais. Experimente e descubra aquele que mais se adequa ao seu caso e aproveite a moda feminina plus size!

Vestidos

Confortáveis, estilosos e perfeitos para todas as ocasiões, os vestidos podem ser usados para o dia e para a noite. Você pode usá-los do trabalho para a balada e o que vai ditar o timing perfeito são os complementos. Blazer, jaquetas, lenços e o tipo de sapato exercem influência direta no resultado final do look.
Dentre os queridinhos das mulheres plus size estão os vestidos midi e rodados. O primeiro porque o comprimento na altura da panturrilha é democrático e versátil, enquanto o segundo porque os rodados são femininos e ideais para equilibrar as proporções.
Em temperaturas mais quentes, os vestidos mais curtos, acima da altura dos joelhos, fazem muito sucesso. Eles são fresquinhos e combinam com sandálias de diversos tipos. Por outro lado, em temperaturas mais frias, a composição deve ser mais elaborada. Com a ajuda de casacos, jaquetas, meia–calça e bota, a produção tem o melhor resultado final garantido.
Os vestidos longos também contam com lugar cativo na moda feminina plus size. Isso acontece porque as versões com estampas florais têm tudo a ver com o verão, enquanto aqueles com cores terrosas são muito adequados no inverno.
Dessa forma, utilize os vestidos da maneira que você preferir! Seja fiel ao seu estilo pessoal e use a moda a favor do seu corpo e do seu bem-estar.

Calças

Skinny

Calça jeans totalmente justo ao corpo, da coxa até o tornozelo, essa calça costuma ser muito popular entre mulheres magras. Atualmente, as mulheres plus size também têm aproveitado para usar, graças ao conforto.

Cigarrette

Ela parece com à skinny, mas tem a diferença de poder ser elaborada em diversos materiais. Na moda feminina plus size, os modelos de tecidos como sarja e brim são muito procurados.

Boyfriend

Calças jeans femininas com um corte largo as calças boyfriend levam esse nome por serem parecidas com calças masculinas. O gancho é mais baixo e frequentemente essas calças ganham lavagem mais clara ou até aparência de gastas, antigas ou detonadas. São muito estilosas e ideais para um look mais rock ‘n’ roll!

Pantalona

O corte reto das pantalonas, que desce até os pés sem marcar as pernas, vem direto dos anos 70. É uma peça muito usada para quem precisa trabalhar com roupas formais.
O modelo tradicional é marcado na cintura e desce com uma boa abertura até os pés. As peças que contam com vincos conferem mais sobriedade ao modelo. As mulheres adeptas da moda feminina plus size se beneficiam do modelo porque ele permite mais equilíbrio à silhueta, bem como mais conforto no dia a dia.

Pantacourt

As calças pantacourt representam a versão mais curta da pantalona. Elas são perfeitas para dias mais quentes e caem muito bem na moda feminina plus size. Aposte nessa versão para eventos mais despojados.

Roupas sociais

Você não precisa abrir mão do seu estilo para seguir o dresscode da empresa. Se você precisa vestir roupas mais “sérias” em seu dia a dia no escritório, aproveite algumas dicas de moda social feminina plus size que listamos a seguir.

Blazer

Os blazers são aliados na hora de compor o look de trabalho. Ele é curinga e pode ser usado para deixar roupas menos formais, ao ser combinado com jeans, por exemplo. Sobreposição é sempre uma forma incrível de deixar o visual mais versátil e cheio de estilo.

Camisas sociais

Uma das principais reclamações de quem precisa usar camisa social tem a ver com os botões. Na maioria das vezes, se não for moda feminina plus size, os botões próximos aos seios ficam “estourando” ou a abertura entre os botões acaba por revelar mais do que deveria.
Assim, vale apostar na camisa com caimento certo. Verifique o espaço entre os botões, o tecido, bem como o conforto da peça no corpo.
Outra dica é colocar uma blusa mais fina, ou até segunda pele, por baixo. Ela vai garantir mais estilo e conforto no dia a dia. Combinadas a calças de alfaiataria, as camisas sociais são garantia de formalidade e, se combinadas a calça jeans, elas oferecem formalidade na medida.

Biquínis plus size: um detalhe importante para se abordar

Outro assunto que sempre gera curiosidade e polêmica na moda praia feminina plus size é a roupa de banho. Afinal, gordinhas devem apostar em que tipo de vestimenta para frequentar a praia ou piscina?
Tenha em mente que o maior pecado que você pode cometer contra a moda feminina plus size é se esconder atrás de peças que não te valorizam. E isso acontece, principalmente, pelo medo de ser julgada na hora de escolher itens da moda praia feminina plus size. Abuse de modelos que vão embelezar suas curvas e elevar sua autoestima.
Assim, não importa se você prefere biquíni ou maiô: permita-se mostrar o que você acredita que deve ser mostrado e esconder o que prefere que seja escondido.
Busque por modelos que ofereçam estrutura, para garantir conforto e evitar que as formas sejam alteradas. Cuidado com o bojo da parte de cima: procure modelos que garantam sustentação das mamas.
Além disso, as laterais das calcinhas devem ser mais largas, para evitar que “afundem” na pele e até machuquem. Peças com cós ou faixas dobradas sob o abdome garantem mais conforto e estrutura, especialmente se você busca disfarçar a barriguinha.
Outras opções são os maiôs. Atualmente, eles não se parecem em nada com as roupas do tempo da vovó! Pelo contrário: alguns esbanjam sensualidade! Procure sempre aqueles que farão com que você se sinta linda. Se você gosta das suas costas, aposte em modelos com as costas nuas; se gosta do seu colo, os modelos com decote meia taça são uma ótima pedida.

Dicas de moda feminina plus size que valem a pena

Não tem muito tempo que a moda feminina plus size veio para ficar. Então, muitas mulheres ainda lembram da época em que as dicas de moda para mulheres consideradas “fora do padrão” eram “usar roupas escuras” ou “evitar ao máximo mostrar o corpo”.
Com o tempo, entretanto, isso foi mudando. O movimento body positive, a visibilidade das mulheres maiores e o trabalho de celebridades e blogueiras, levou à democratização da moda.
Assim, hoje as dicas de moda feminina plus size servem como uma forma de valorizar ainda mais a beleza das mulheres. Ou seja, nada de restrição: o que vale aqui é descobrir seu estilo e valorizar ainda mais seus pontos fortes.
Para finalizar esse guia sobre moda feminina plus size, vamos te oferecer mais algumas dicas. Vem ver!

Conhecimento é fundamental

Vale a pena conhecer o seu guarda-roupa e saber quais roupas podem valorizar o seu corpo. Procure listar seu estilo e sua rotina e separar roupas para trabalho de roupas para os outros dias.
O seu estilo deve ser definido por você. Dessa forma, não se deixar levar por todas as tendências, afinal, suas experiências e sua vivência determina o que serve ou não para você.
Dessa forma, adapte as tendências, busque eleger suas favoritas e usá-las a seu favor. Nunca finja ser quem você não é ou seguir cartilhas de moda à risca, a fim de manter sua identidade e estilo.

Perca o medo de experimentar

Experimente peças que você goste, mesmo que a maioria das cartilhas da moda feminina plus size digam que não. Gosta de branco? Encontra a peça perfeita para você. Gosta de listras horizontais?
Por que não aproveitar listas mais delicadas, que não vão desvalorizar sua silhueta? Ama estampas grandes? Encontre a melhor maneira de usá-las. Se dê o direito de ver como a peça fica em seu corpo e use o espelho a seu favor.

Texturas, estampas, cores e tecidos

Peças grossas, com muito volume e textura costumam desvalorizar a silhueta das mulheres plus size. Por isso, experimente e use apenas se você se sentir bem com elas. Dê preferência a roupas mais fluidas, leves, de caimento perfeito.
Se bater a insegurança, lembre-se que looks monocromáticos que alongam a silhueta e tons mais escuros de qualquer cor costumam afinar o visual.

Decotes

Os decotes em “U”, em “V”, e ombro a ombro são aliados, porque valorizam o colo. Aposte em blusas statement com essas características, especialmente nos dias em que quiser tirar o look da moda feminina plus size do básico.

Lingerie é muito importante

A lingerie é a primeira peça que vestimos e a última que tiramos na hora de compor o visual. Por isso, aposte em moda íntima plus size que ofereça estrutura aos seios e barriga.
Além de melhorarem a autoestima, essas peças da moda feminina plus size ainda contam com a capacidade de melhorar a postura. Por isso, não subestime o poder de uma lingerie de qualidade.Outro benefício desses itens é que eles garantem o conforto e a segurança na hora de compor o look.
Por fim, é importante frisar que toda mulher, independentemente de seu tamanho, deve ter orgulho de quem ela é, do seu corpo e de sua essência.
Esperamos ter inspirado você a apostar na moda feminina plus size e usá-la sempre a seu favor. Não tenha medo de aumentar sua autoconfiança e autoestima também por meio das roupas e acessórios que você usa!

Exibindo 1–12 de 294 resultados

Exibir menu lateral