Moda Plus Size

Moda plus size: dicas e truques

Moda plus size

A moda plus size veio mesmo para ficar. E a boa notícia é que, a cada dia, mais mulheres e homens tomam consciência sobre moda e empoderamento. E isso facilita a vida de todo mundo, já que torna a moda muito mais democrática, acessível e cheia de diversidade. 

Antes as grandes grifes de moda limitavam seu catálogo, anúncios e produções a um pequeno grupo de modelos que vestiam tamanhos pequenos. A maior parte da população não se sentia representada com aquela comunicação. 

Mas hoje, a situação é bem diferente. Mulheres de tamanhos maiores passaram a exigir mais possibilidades em seus guarda-roupas e mais qualidade no acabamento e nos materiais. 

Assim, foi ficando cada vez mais fácil encontrar roupas de grifes já conhecidas produzidas em tamanhos maiores. E além delas, ótimas marcas novas foram surgindo no mercado. Elas surpreendem pela qualidade e pela vasta gama de roupas em diversos cortes e materiais. 

Se você quer saber muito mais sobre moda plus size e conhecer dicas e truques incríveis para se vestir com mais estilo, continue a leitura. Você vai se inspirar com ideias de roupas e produções para valorizar a silhueta de mulheres de todos os tamanhos!

Um pouco sobre o que é a moda plus size

Pensa em um termo que representa um tabu. É assim que muita gente vê a palavra “plus size”, especialmente no mundo da moda. Tamanhos até 44 ou até mesmo 42 ainda são considerados padrão em diversas lojas. E isso faz com que a moda plus size seja novidade e ousadia para muita gente.

A moda feminina plus size existe para evitar que mulheres que vestem tamanhos maiores do que 46 ou XG sejam invisibilizadas. Essas mulheres também desejam roupas plus size com cortes, cores e materiais que ofereçam conforto, beleza e estilo. Se até pouco tempo atrás mulheres jovens se vestiam com roupas pretas que acabavam com sua autoestima, hoje a moda plus size contempla a silhueta e o desejo dessas mulheres. 

As roupas plus size oferecem sustentação, garantem mobilidade, conforto, personalidade e até sensualidade a mulheres de diversos estilos e preferências. Isso é capaz de gerar um impacto positivo na autoestima delas, além de favorecer aceitação de seus corpos.

Assim, a moda plus size vai muito além de meras roupas em tamanhos maiores: ela é o símbolo de quem decidiu se amar e fazer as pazes com o espelho. 

Como revolucionar o guarda-roupa com a moda plus size

O primeiro passo para quem deseja transformar o guarda-roupa com a moda plus size é conhecer suas próprias medidas, tipo de corpo e estilo. Procure listar seu estilo e sua rotina e separar roupas para trabalho de roupas para os outros dias. Entenda sua paleta de cores, modelos favoritos e até lingerie mais confortável. 

A partir daí, será muito mais fácil selecionar as peças de moda plus size que mais se adequam ao seu biotipo. Bem como as combinações possíveis para diversas ocasiões. É preciso pensar em roupas para o dia a dia, trabalho e festas, por exemplo. 

É preciso ter em mente que modelos muito apertados podem marcar as gordurinhas e não valorizar o shape. Por isso, aproveite para testar as roupas plus size antes e olhar por todos os ângulos. 

Se comprar pela internet, não tenha medo de trocar ou garantir o melhor ajuste com o auxílio de uma profissional. Vale também dar preferência aos tecidos foscos, já que os mais brilhantes podem refletir a luz em áreas que não favorecem. 

Além disso, se tiver dúvidas por onde começar, opte por modelos considerados atemporais. Vale investir neles em seu guarda-roupa, a fim de criar combinações curingas, que não saem de moda. 

Calças flare, vestidos transpassados e blusas com gola “v” são algumas das melhores opções. Para você conhecer melhor essas opções, listamos algumas dicas plus size para que você nunca mais errar na hora de selecionar suas peças de roupas plus size. Vem ver!

Blusas com estilo

Moda plus size casual

Nada melhor do que estar confiante e se sentindo bonita mesmo no dia a dia, concorda? É por isso que a moda plus size casual faz tanto sucesso. A seguir, você confere dicas de roupas plus size incríveis para usar de maneira informal. 

Blusa casual

Impossível ser apaixonada por moda e não ter blusas de diversos estilos. Sejam regatas, de alça, de manga, transpassadas… a blusa transforma qualquer produção da moda casual plus size. Por isso, a moda feminina plus size privilegia o estilo de mulheres de todos os tamanhos e preferências, especialmente para valorizar a silhueta. 

Enquanto algumas mulheres desejam disfarçar as gordurinhas, outras preferem evidenciar seus pontos positivos. Nas duas situações, vale investir na produção certa. As blusas em gola “V” e transpassadas, por exemplo, são escolhas acertadas da moda plus size. Elas valorizam a região do pescoço e colo, especialmente para mulheres de seios grandes.

É comum também que algumas mulheres tenham receio de deixar os braços à mostra, o que se torna um incômodo especialmente nos dias mais quentes. Por isso, desapega e ame seu corpo! 

Mas se você ainda não conseguiu ficar tranquila com esse aspecto, procure opções com tecidos mais leves Lembre-se que você pode usar o que quiser, desde que se sinta bem com você mesma e cheia de confiança!

Saias casuais

Versáteis, elegantes e fundamentais na moda casual feminina plus size, as saias plus size. Elas podem ser evasê, godê, retas, minissaias… Há quem considere aquelas em modelo evasê, que abrem em formato de “A” as mais indicadas na moda feminina plus size. 

Isso porque as saias permitem mais equilíbrio das proporções. Mas mesmo as minissaias caem bem em mulheres plus size. Elas chamam atenção para as pernas e são mais confortáveis em estações mais secas. Além disso, as saias com saltos ou sapatilhas são femininas e alongam a silhueta.  

Muitas mulheres evitam usar saias e shorts porque sentem incômodo das coxas, que roçam uma na outra e causam assaduras. Vale lembrar que o uso de roupas íntimas adequadas, como calças boxer, shorts de lycra ou microfibra ajudam e muito a evitar esse incômodo. Outra ideia é investir na aplicação de talco e óleos corporais para evitar as assaduras. 

Vestidos, macacões e macaquinhos casuais 

Que mulher não ama vestidos? Eles são confortáveis, estilosos e versáteis, já que estão disponíveis em diversos cortes e tamanhos que combinam em todas as ocasiões. Do trabalho à balada, os vestidos plus size fazem sucesso, dependendo dos complementos. 

Por serem curingass, eles são os preferidos de mulheres plus size que buscam uma moda plus size mais democráticas. Vestidos com decotes são capazes de valorizar a região dos seios e definir a silhueta. Procure escolher modelos que marcam a cintura com delicadeza, sem alterar as formas do seu corpo.

Escolha peças com cores fortes para um visual clássico. Além disso, busque garantir versatilidade, com peças que possam ser usadas de dia ou à noite. 

Além dos vestidos, que são os queridinhos da moda plus size, os macacões plus size e os macaquinhos também são lindos e têm a cara do verão. O primeiro é elegante e pode ser, inclusive, usado no escritório, dependendo do corte e modelagem. Eles são confortáveis e femininos, perfeitos para serem usados tanto com salto quanto com tênis e sapatilhas. 

Por outro lado, os macaquinhos plus size representam a escolha certa para dias leves e informais. Eles são como os macacões, mas em vez de serem compridos, são curtos como shorts. Assim, vale a pena usar com sandálias plataformas ou tênis, para um look super descontraído!

Sobreposição de peças plus size

Mesmo um look casual pode ter um resultado mais “arrumadinho”. Dessa forma, a sobreposição de peças é uma ótima ideia! 

O blazer feminino plus size é ideal para conferir um look versátil, que se adequa tanto ao escritório quanto a outros compromissos. Os cardigans plus size são outras opções incríveis para influenciar diretamente o resultado final do look, por serem elegantes e cheias de estilo. 

Além dos blazers e cardigans, os kimonos plus size estão chegando para ficar. Eles oferecem o toque oriental na medida e podem ser usados com calças e até shorts plus size, para dias quentes. Assim, os kimonos plus size são a escolha perfeita para quem deseja aplicar um pouco mais de sensualidade e ousadia ao look, sem abrir mão da discrição. 

Calças casuais plus size

Quem não ama looks com calça? Eles oferecem mais conforto, confiança e possibilidades de combinação às apaixonadas pela moda plus size. A seguir, você confere ideias e inspirações com os principais modelos de calças!

Skinny 

Calça skinny são sempre sucesso. Totalmente justas ao corpo, da coxa até o tornozelo, essas calças são populares entre mulheres magras. Mas mulheres de diversos tamanhos também têm aproveitado cada vez mais as calças skinny plus size, graças ao conforto e mobilidade que oferecem. 

Capri

Inspirada nos anos 50 e 60, décadas em que seu uso era muito popular, as calças capri são ideais para mulheres que buscam um visual único.

A calça capri plus size é aquela mais curta, que oferece muito mais estilo na produção. Elas podem ser mais ajustadas ao corpo, (e as jeans têm essa característica) ou mais larguinhas, que contam com um estilo mais despojado e fashion. 

Clochard

Ícones da década de 80, as calças clochard plus size voltaram com tudo à moda atual! Elas são lindas e confortáveis e, por isso, muito valorizadas na moda plus size. Esse tipo de calça conta com cós  e cintura altos, além de passante para cinto e bolsos frontais. Para arrematar, uma faixa para amarração. Combine com diversos tipos de blusa, bolsas e sapatos!

Pantalona

Diretamente dos anos 70, o corte reto das pantalonas desce até os pés sem marcar as pernas. Esse tipo de peça é muito usada para quem precisa trabalhar com roupas formais, mas não abre mão do estilo e conforto. 

O modelo tradicional é marcado na cintura e desce com uma boa abertura até os pés. As peças que contam com vincos conferem mais sobriedade ao modelo e, por este motivo, são ótimas escolhas para o look social. 

As mulheres adeptas da moda feminina plus size se beneficiam do modelo de calça pantalona plus size porque ele permite mais equilíbrio à silhueta.

Pantacourt

Elas representam a versão mais curta da pantalona. As calças pantacourt plus size são perfeitas para dias mais quentes e caem muito bem na moda plus size. Aposte nessa versão para eventos mais despojados e combine com saltos ou até tênis.

Calças flare

Elas são ajustadas até os joelhos e abrem, como uma “boca de sino” na parte inferior. As calças flare são perfeitas para serem usadas com sandálias plataforma. O resultado é um look plus size muito elegante e sofisticado.

Roupas sociais plus size

Muitas mulheres plus size sentem dificuldades na hora de escolher as roupas sociais plus size. Mas a boa notícia é que você não precisa abrir mão do seu estilo para seguir o dresscode da empresa. 

Se você precisa vestir roupas mais “sérias” em seu dia a dia no escritório, aproveite algumas dicas de moda social feminina plus size que listamos a seguir e adapte ao seu estilo! 

Bermuda Social

Uma opção bem mais fresquinha para quem precisa trabalhar com roupas sociais, a bermuda social plus size pode ser muito elegante. Elas são excelentes escolhas para a combinação de blusa ou camisa social e salto. Mas também combinam com uma camiseta mais neutra e sandálias ou sapatilhas rasteiras. 

Blusas e camisas sociais

Mulheres plus size costumam ter dificuldades com camisas sociais graças aos botões. Especialmente aqueles próximos aos seios ficam parecendo apertados ou a abertura entre os botões acaba por revelar mais do que deveria. 

Por isso, preze pelo conforto. Aposte na camisa com caimento certo, verifique o espaço entre os botões e, especialmente, não tenha medo de ajustar as peças com um profissional sempre que for necessário. 

Além disso, uma segunda pele por baixo é sempre uma ótima aliada. Ela vai garantir mais estilo e conforto no dia a dia, porque garante mais mobilidade e segurança!

Outras roupas sociais plus size

As calças de alfaiataria são a escolha ideal de quem precisa usar roupas formais no ambiente de trabalho. Por isso, aposte em combinações sociais que tenham a ver com seu estilo. Além delas, os macacões sociais plus size costumam fazer bonito quando o assunto é roupa social. 

Eles são uma peça só, que valoriza o shape e o estilo da mulher plus size. Quando combinados a sapatos de salto, os macacões e vestidos sociais conferem mais elegância ao look. Além disso, você pode incrementar o visual com cintos, bolsas e sobreposição de peças, como blazer ou cardigan.

Looks de festa plus size

Muitas mulheres gordinhas sentem dificuldades reais na hora de escolher seus vestidos de festa plus size. Uma noção comum é acreditar que opções largas são boas, já que não vão marcar as “gordurinhas”. 

Isso acontece porque muitas mulheres são da época em que as dicas de moda para mulheres consideradas “fora do padrão” eram “usar roupas escuras”. Além disso, deveriam “evitar ao máximo mostrar o corpo”.

Por isso, antes de mais nada, conheça seu guarda-roupa e aproveite as roupas que podem valorizar o seu corpo. Na hora de escolher os melhores modelos de vestidos de festa, tenha em mente que o seu estilo deve ser definido por você. 

Não se deixar levar por todas as tendências, afinal, nem tudo o que dizem que vai bem para uma mulher plus size vai funcionar para todas. 

Como sempre falamos aqui, jamais finja ser quem você não é ou siga cartilhas de moda à risca. Saber adaptar vai manter sua identidade e estilo. 

Com isso em mente, perca o medo de experimentar. E para acertar nas roupas de festa plus size, nada melhor do que ousar e testar. Confira nossas dicas!

Volume nos vestidos

Sabia que peças grossas ou com muito volume e textura desvalorizam a silhueta das mulheres plus size? Por isso, dê preferência às opções mais fluidas, leves, de caimento perfeito. Outra dica é evitar laços e amarrações. Isso porque eles, geralmente, ficam na altura da cintura e podem acabar por conferir mais volume na região do abdome. 

Cores

Os looks monocromáticos costumam alongar a silhueta. Some a isso, os tons mais escuros, que oferecem elegância instantânea a qualquer mulher. Lembre-se que um belo vestido longo na cor preta e azul escuro são considerados verdadeiros curingas!

Aposte em mostrar partes do corpo que você gosta

Nos vestidos de festa plus size, aposte nos decotes em “U”, em “V”, e ombro a ombro, se você quiser valorizar o colo. Fendas nas pernas também chamam atenção para as extremidades, o que oferece beleza e elegância ao look. 

Vestidos acinturados

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os modelos ajustados ao corpo valorizam a mulher plus size. Por isso, opte por modelos acinturados, que marcam a cintura. Sejam longos ou curtos, esse tipo de vestido garante mais segurança e estilo ao visual. 

Tecidos nobres, como renda, por exemplo, são excelentes opções para quem quer arrasar sem esforço. O material da roupa por si só já garante o sucesso da produção.

Acessórios plus size

Para falar de moda plus size, é preciso mencionar a importância dos acessórios plus size, na hora de complementar a produção. Eles têm o poder de transformar a produção, reforçar a feminilidade e quebrar a monotonia. 

Além disso, eles oferecem toques de diversão, contraponto com detalhes mais brutos em produções delicadas e até oferecer o toque esportivo para tirar o visual do comum. A escolha dos elementos, das combinações, dos materiais representa o cuidado com o resultado final da produção. 

Por isso, não se pode falar de moda plus size sem entrar nos detalhes dos acessórios. A seguir, você confere nossas dicas e se inspira com ideias para garantir o melhor look plus size. Vem ver!

Bijuterias

Impossível não amar brincos, colares, pulseiras e anéis, não é? As bijuterias chamam atenção para o pescoço, valorizam o colo e servem como moldura do rosto. Já pulseiras e anéis chamam atenção para as mãos e valorizam as extremidades. 

São detalhes que melhoram a autoestima e fazem toda a diferença na produção. Bijuterias com materiais étnicos ou metais são incríveis para garantir mais personalidade ao look. Escolha os seus preferidos e incremente seus looks. 

Brincos grandes são maravilhosos para emoldurar o rosto das mulheres plus size. Se você quer embelezar o formato do seu rosto e valorizar seu hairstyle, aposte neles!

Bolsas 

As bolsas são acessórios que aliam o útil ao agradável. Por isso, escolher os modelos certos fará toda a diferença. 

Não importa se você prefere bolsas grandes ou pequenas, esportivas ou formais: aposte em modelos atemporais, que se adequam a diversas ocasiões. Modelos de couro quadradas são símbolo de elegância instantânea. Modelos com tachas e aplicações oferecem o toque rock ‘n’roll perfeito para eventos noturnos. 

Bolsas étnicas valorizam looks mais divertidos e leves, além de serem a cara do verão. Aposte nos seus modelos favoritos e tenha tudo o que você precisa sempre à mão, com muito estilo!

Cintos

Eles são aliados na hora de marcar a cinturinha e garantir mais estilo na produção. Além disso, os cintos plus size conferem um ar de feminilidade e representam parte importante da produção plus size. A melhor parte é a versatilidade no estilo, no acabamento e na escolha dos materiais. Eles podem ser usados em produções com saias, shorts e diversos tipos de calças.

Sejam confeccionados em couro, sejam em tecido, sejam finos ou grossos, os cintos são capazes de mudar completamente a composição do look. Invista em opções para suas roupas e confirme a importância dos cintos nas produções de moda plus size!